5 Iniciativas de sustentabilidade adotadas pela Royal Caribbean

Pautas de energia sustentável

Uma das razões para fazer um cruzeiro é a oportunidade de explorar a beleza natural dos oceanos e dos destinos ao redor do mundo, desde as águas frias e selvagens do Alasca até o calor do mar do Caribe e suas ilhas paradisíacas.

Essas maravilhas dependem do meio ambiente e é por isso que a Royal Caribbean passou décadas protegendo os destinos que você visita e as comunidades que neles vivem. A melhor parte? Suas férias podem ser responsáveis e memoráveis ao mesmo tempo.

Tudo começou há mais de 30 anos com um programa de reciclagem chamado Save the Waves. Hoje em dia, essa iniciativa envolve parcerias com especialistas como o World Wildlife Fund (WWF) e inovações para uso, conservação e reaproveitamento de energia, redução de emissões, gerenciamento de resíduos e muito mais. Embora esses esforços aconteçam principalmente nos bastidores, você encontrará muitos recursos e iniciativas nos navios da Royal Caribbean e em destinos privativos, como o Perfect Day at CocoCay.

Energia

Desde espaços de entretenimento que abrangem quatro “palcos” – ar, gelo, teatro e água – como o icônico AquaTheater, onde ocorrem mergulhos de grande altura, slackline, voos em 3D e muito mais, até aventuras nunca antes vistas em terra ou no mar – como a cápsula de observação North Star, que oferece vistas panorâmicas de 360 graus – as inovações são diversas nos navios da Royal Caribbean. E essas inovações também incluem recursos sustentáveis.

Quando se trata de sustentabilidade – incluindo todas as maneiras pelas quais a energia é usada, conservada e reaproveitada – os pequenos detalhes são importantes. É por isso que a Royal Caribbean utiliza eletrodomésticos eficientes em termos energéticos e luzes LED e fluorescentes. O Icon of the Seas, que será o navio mais sustentável da Royal Caribbean até o momento, quando estrear em janeiro de 2024, assim como o Wonder e o Odyssey of the Seas, também estão prontos para receber energia da costa, o que significa que podem se conectar às redes elétricas locais, reduzindo as emissões ao substituir a necessidade de uso de combustível sempre que estiverem em um porto.

O Icon of the Seas também será o primeiro navio da empresa a ser movido a gás natural liquefeito (GNL) e tecnologia de célula de combustível. O GNL é considerado o combustível marítimo de queima mais limpa disponível, e as células de combustível geram energia sem produzir poluentes.

Curiosidade: o novo terminal de Galveston da Royal Caribbean, inaugurado em 2022, é o primeiro do mundo a ser net-zero.

Água

A água representa 70% da Terra. Ela é usada para limpar, hidratar e permitir que os hóspedes se divirtam no maior parque aquático em alto mar. Graças aos sistemas de dessalinização e osmose reversa, os navios podem produzir cerca de 90% da água doce utilizada a bordo por conta própria. Essa água é utilizada para tudo, desde toboáguas de alta velocidade e piscinas até água potável e para tomar banho.

Quando se trata de conservar água, a criatividade é fundamental. Pegue o ar-condicionado do seu quarto, por exemplo: enquanto ele mantém você fresco, a condensação proveniente dele é tratada e reaproveitada para lavar roupas. E o Perfect Day at CocoCay utiliza água tratada do Thrill Waterpark para a jardinagem da ilha privativa.

Curiosidade: a dessalinização e a osmose reversa transformam a água salgada em água doce, removendo minerais e contaminantes. É um processo comum utilizado em navios, submarinos e na agricultura.

 

Detalhes mostrados do consumo de energia verde

Resíduos

Ao redor do mundo, os resíduos afetam habitats naturais e vida selvagem, incluindo tartarugas marinhas em perigo de extinção, baleias jubarte e muito mais. É por isso que cada navio está equipado para ser livre de aterros sanitários. A parceria de longa data com o Green Hub, um programa de fornecedores de resíduos, garante que todo o lixo seja reciclado, reaproveitado ou enviado para uma instalação de conversão de resíduos em energia. Por causa disso, em média 85% dos resíduos a bordo nunca chegam a um aterro sanitário.

Também se trata de analisar o que está gerando esses resíduos. A Royal Caribbean reduziu em 60% o uso de plásticos descartáveis, como canudos, sacolas plásticas, garrafas de água e palitos. Você também notará outros esforços contínuos, como talheres e copos reutilizáveis nos restaurantes. E falando em restaurantes, o desperdício de alimentos foi reduzido em 24% por meio do projeto Win on Waste, que ajuda os navios a calcular exatamente a quantidade de comida necessária, utilizando tanto tecnologia quanto um Controlador de Excelência Operacional de Alimentos a bordo.

Curiosidade: com parceiros como o WWF, mais programas e metas foram desenvolvidos para melhorar a saúde a longo prazo dos oceanos e sua vida marinha.

 

Tubarão Baleia

Origem Sustentável

Antes, durante e depois das suas aventuras, você pode compartilhar uma refeição com sua família e amigos em uma variedade de restaurantes a bordo. Há algo para todos os gostos, seja você fã de cervejas geladas e petiscos acompanhados de um clima amigável de competição no Playmakers Sports Bar & Arcade ou de sushi fresco e hibachi sizzling no Izumi. Além de todas essas opções, a Royal Caribbean também oferece alimentos de origem sustentável.

Uma parte fundamental dessa iniciativa é a origem sustentável dos frutos do mar – 75% são de fornecedores certificados pelo Conselho de Manejo Marinho e pelo Conselho de Manejo da Agricultura, uma conquista inédita na indústria de cruzeiros. A origem sustentável dá tempo para que certas espécies, como atum e salmão, possam regenerar suas populações.

Curiosidade: o Conselho de Manejo Marinho tem como objetivo estabelecer padrões para a pesca sustentável. O Conselho de Manejo da Agricultura estabelece diretrizes para frutos do mar “cultivados”, garantindo a prática de uma aquicultura sustentável.

 

Prato de Ostras do mar

Turismo Sustentável

Em um cruzeiro, você pode contemplar várias praias, reservas naturais, centros metropolitanos e destinos únicos, tudo em uma única viagem. Uma ótima experiência, seja explorando uma ilha remota ou experimentando uma nova culinária, está diretamente ligada ao ambiente. Como visitantes, é importante proteger a natureza diversa e as culturas ricas nas quais estamos.

A Royal Caribbean estabeleceu a meta de oferecer mais de mil excursões em terra ao redor do mundo certificadas pelo Conselho Global de Turismo Sustentável (GSTC) até 2020. Isso significa que as excursões em terra são únicas e, ao mesmo tempo, respeitam a cultura local e o entorno. Hoje, mais de 3.500 excursões da Royal Caribbean possuem certificação do GSTC.